Sobre Nutrição

Alimentação Saudável

 

Manter uma alimentação saudável nem sempre é possível. Ainda mais com o corre-corre diário, quando nem sempre se pode parar para almoçar corretamente, optando por fazer uma rápida refeição. No entanto, apesar das dificuldades do cotidiano, alimentar-se bem e de forma correta é fundamental para o nosso organismo. É preciso ainda investir na qualidade dos alimentos e não tanto na quantidade do que é ingerido.

Em cada etapa da nossa vida, como na infância, adolescência, fase adulta e terceira idade, há necessidade maior de determinados tipos de alimentos. Mas, é na infância que se deve começar a investir na qualidade dos alimentos que serão consumidos, mesmo porque se a criança tem o hábito de se alimentar de forma saudável, provavelmente ela manterá o hábito durante todas as fases da sua vida. 

 

A alimentação é fundamental para a nossa sobrevivência e para o nosso bem-estar. No entanto, nem sempre ao longo da vida nos alimentamos de forma correta, o que pode trazer diversos problemas e diminuir a qualidade de vida. Por isso, cuidar da alimentação é importante, se quisermos trazer benefícios para a nossa saúde. Aliás, ter uma alimentação saudável e balanceada aliada à prática de atividade física é uma das principais recomendações para quem quer aumentar a qualidade e expectativa de vida.

Para que se possa ter conhecimento sobre os alimentos mais adequados à uma dieta saudável, é fundamental buscar os conhecimentos de um nutricionista. Qual é a real importância da nutrição no nosso dia a dia? Que tipo de alimentos devem ser ingeridos para se ter uma alimentação saudável e equilibrada?. Cada alimento possui nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do corpo humano. No entanto, nem sempre sabemos o que é mais saudável, e muitas vezes recorre-se a dietas malucas para tentar obter o resultado desejado.

Uma dieta ideal inclui a ingestão de carboidratosproteínasvitaminas, minerais e lipídios. Por isso, retirar completamente os carboidratos ou as proteínas do cardápio, por exemplo, não é recomendável, já que nenhum grupo isolado de alimento apresenta todos os nutrientes necessários para a saúde. Também deve ser evitado o exagero em doces ou comidas gordurosas